Bom Dia Alan Jonas, - A situação ocorre em um determinado certificado A3, porém não sabemos informar qual seria o certificado, por gentileza realizar o procedimento abaixo em cada certificado, e verificar se é exibida a mensagem "Cartão Inteligente Selecionar um dispositivo de cartão inteligente". Ao realizar o procedimento e a mensagem não ser mais exibida não será mais necessário realizar o procedimento com o restante dos certificados. 1.2- Pesquisar o aplicativo "Executar" e clicar sobre o mesmo; 1.3- No campo Abrir, informe "MMC" e pressione a tecla “Enter”; 1.4- Ao abrir o aplicativo, clique no menu "Arquivo"; 1.5- Clique na opção, "Adicionar/remover snap-in..."; 1.6- No quadro Snap-ins disponíveis, selecione o Spnap-ins "Certificados"; 1.7- Após selecionar o spnap-ins Certificados, clique no botão "Adicionar"; 1.8- Selecione a opção "Minha conta de usuário", após clique no botão "Concluir"; 1.9- Clique no botão "OK"; 1.10- Após clicar no botão OK, será criada a pasta "Certificados - Usuário Atual"; 1.11 - Clique na pasta “Pessoal”; 1.12- Ao clicar na pasta “Pessoal”, será aberta a subpasta “Certificados”, clicando nesta subpasta você localiza o Certificado Digital; 1.13- Ao localizar o Certificado Digital do tipo A3, selecione o mesmo e pressione as teclas Ctrl + X; 1.14- Localize a pasta "Outras Pessoas" e clique sobre a mesma, após clique na subpasta "Certificados". 1.15- Dentro da pasta certificado pressione as teclas Ctrl + V; Possuímos uma melhoria cadastrada para que este erro não ocorra mais, caso o senhor deseje ser cadastrado nesta melhoria, por gentileza nos retornar este atendimento autorizando o vínculo do mesmo. Aguardamos o seu retorno, Muito Obrigado.